quarta-feira, 7 de março de 2012

Freedoom

Tanto os arquivos originais de Doom como quantos os mods estão em arquivos com terminação ".wad".  Porém, para diferenciar um arquivo original do Doom (cada jogo do Doom original possui apenas um arquivo) nós, doomers, o chamamos de IWAD, pois ela pode rodar sozinha em uma engine como o GZDoom, Skulltag, etc, e é necessária para a execução de mods.

Os mods são chamados de PWAD, pois necessitam de uma IWAD e não podem rodar sozinhos numa engine, que no caso de Doom, chamamos de Source Port - já que a engine seria a engine do próprio Doom.

Saiba mais sobre Source Port clicando aqui.



Porém, até pouco tempo, todas as IWADs - com exceção das shareware (grátis com limitações) - eram pagas.

Porém, um doomer resolveu ajudar todos criando uma IWAD completa, que consegui-se rodar todos os mods de Doom como se fosse o próprio. Trata-se do Freedoom (notem que o nome faz um trocadilho com a palavra Freedom, que significa liberdade, em inglês).



O Freedoom, assim como os arquivos do Doom originais, pode ser rodado dobre qualquer Source Port. Experimente também joga-lo sem os mods ^^.

Lembre-se que embora ele consiga fazer os mods rodarem, as texturas são diferentes visualmente. Por isso, alguns mods (como o EASI - DoS) não ficaram muito atrativos visualmente, já que os mods são feitos sempre com foco direto nas IWADs originais.


A seguir, as páginas de download:


Página oficial: www.nongnu.org/freedoom/

Página de downloads:www.nongnu.org/freedoom/download.html

Nessa página, você encontrará muitos downloads que podem ser feitos para se jogar o Freedoom. Porém, a seguir você confere os principais:

Complete IWAD - arquivo zip com a IWAD para rodar mods destinados ao Doom II.

Ultimate IWAD - arquivo zip com a IWAD para rodar mods destinados ao Ultimate Doom (Doom I).

"Demo" IWAD - arquivo zip com IWAD simples, com recursos capazes de rodar tudo o que é destinado a versão shareware de Doom.




Lembre-se de que o Freedoom está em estágio beta ainda. Por isso, talvez possam ocorrer alguns erros.
Lembre-se de que você prescisa de uma source port para rodar os arquivos (nesse caso, um). Como alguns mods são destinados a uma source port específica (como o caso da EASI DoS), não é possível colocar todos os links aqui. Acesse a lista dos principais source port que existe clicando aqui!






Um comentário: