terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que é um "Source Port"

Quando você joga uma versão de Doom ou um mod do mesmo, todos os arquivos estão compactados em "WADs" e/ou "pk3". Ou seja: os mapas, sons, texturas, músicas e tudo o que o jogo/mod tem estão compactados nesse tipo de arquivo.

Para roda-los, é necessário uma espécie de engine, que pegue esse arquivo e consiga fazer com que joguemos ele. 

Ou seja: o source port tem a função de "emular" o arquivo wad ou pk3

Os arquivos originais de Doom, são chamados IWADs, pois rodam em qualquer source port sozinhos. Ainda assim eles são arquivos ".wad". Mods e add-ons são chamados PWADs, pois necessitam de uma IWAD para poderem ser executados pela source port.

 Alguns só podem ser executados por uma source port específica, como Skultag, GZDoom ou Doom's Day. Isso se deve ao fato de que alguns mods possuem mapas com uma estrutura diferente da clássica usada pelo Doom. Por exemplo, no Doom não era permitido criar um "segundo andar". O "chão sobre chão" não é possível. Porém, o GZDoom e o Skultag conseguem rodar mods onde isso está presente.


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